Férias se aproximando e ainda nem definiu qual seu próximo destino? Comece por aí! Defina para onde você vai e quanto tempo pode ficar. Agora sim vamos lá… o que você precisa saber para não entrar numa fria!

 

Documentos em dia

Se for uma viagem internacional, primeiramente você precisará estar com seu passaporte em dia, com exceção dos nossos vizinhos, países do Mercosul, para onde podemos ir apenas com nosso documento nacional de identidade (RG). Mas fique esperto, o RG precisa ter sido emitido há no máximo 10 anos e estar em bom estado.

  • Para ver as regras e onde tirar o seu passaporte, acesse o link da polícia federal:

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/duvidas/duvidas-frequentes#portal-column-content

Se você não tem certeza sobre quais os países fazem parte do Mercosul além do Brasil, aí vai: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Equador.

Alguns destinos internacionais tem a obrigação do visto, que nada mais é que a permissão para entrar em outro território. O que a maioria das pessoas sabem é que os Estados Unidos é um dos países que está nesta lista, mas existem outros, e cada um tem suas regras particulares sobre como conseguir o visto, então é importante consultar o consulado do país (pode pesquisar na internet primeiro) para saber como fazer.

  • Para mais informações sobre o visto americano consulte o site:

https://ceac.state.gov/genniv/

A novidade é que, a partir de 2020, todos os brasileiros (assim como pessoas de outras nacionalidades) precisarão solicitar o visto para entrar nos países da União Européia. No entanto, o procedimento para o visto europeu promete ser bem mais simples que o visto americano, o processo será todo online onde teremos que preencher um formulário, pagar a taxa e se não tiver nenhuma restrição no cadastro o visto será emitido online em alguns minutos e terá validade de 3 anos.

  • Para mais informações sobre o visto europeu consulte o site:

https://www.etiaseu.com.br/etias-novo-visto-entrada-europa-brasileiros/

 

Vacinas

Alguns destinos exigem o certificado internacional de vacinação. A principal vacina exigida em escala mundial é a da Febre Amarela. Ela pode ser tomada em postos de saúde da rede pública, dose única, e deve ser tomada 10 dias antes de sua viagem, o certificado internacional dela tem validade vitalícia. Você poderá verificar quais vacinas são exigidas para seu próximo destino e como emitir o certificado no site da ANVISA, além de obter outras informações para proteger sua saúde. Consulte o site:

http://portal.anvisa.gov.br/dicas-de-saude-para-viagem

 

Previsão do tempo

Como fazer as malas sem saber que roupas levar? Existem vários sites onde você pode consultar a previsão do tempo e ver até a possibilidades de chuvas ou neve (se for o caso). No site a seguir você pode escolher o destino e o período em que será sua viagem, se a viagem ainda estiver longe, você consegue ver a média histórica do período.

https://www.accuweather.com/

Não se esqueça, no hemisfério norte as estações do ano são inversas as nossas, por exemplo, se no Brasil é verão, na Europa é inverno. Eu particularmente gosto de viajar nos períodos em que as estações não apresentam situações tão extremas, por isso escolho primavera/outono, assim o corpo não sente tanta diferença e fica mais fácil fazer as malas.

 

Passagens áreas

Muitas pessoas acreditam que comprar as passagens com muita antecedência é garantia de economia, mas isso pode ser um engano. A verdade é que não existe muita regra sobre os preços de passagens, é preciso pesquisar bastante e acompanhar a variação de preço assim que você tiver sua data definida. Além disso, esteja sempre atento, companhias aéreas fazem promoções relâmpagos que pode ser uma grande oportunidade. Lembre-se, na alta temporada os preços serão maiores mesmo, então se quiser economizar e puder escolher, atente-se a quais os períodos de alta temporada do seu destino. Comprar passagens em cima da hora pode ser muito pior do que comprá-las com muita antecedência, já que as companhias cobram mais caros pela urgência e você não terá mais muitas opções quanto aos horários de voos. Eu diria que numa média geral, o prazo ideal para comprar as passagens seria em torno de 60 dias de antecedência. Existe um post bem legal sobre o tema no blog Melhores Destinos:

https://www.melhoresdestinos.com.br/hora-certa-comprar-passagens-aereas.html

 

Seguro viagem

O seguro viagem existe para proteger o viajante contra possíveis necessidades de assistência médica, além de bagagens e documentos em território estrangeiro. Em alguns países, além do seguro ser obrigatório há um valor mínimo de cobertura exigido, como por exemplo na Europa a cobertura mínima deve ser de 30 mil euros. Ainda que não seja obrigatório o seguro, é super recomendado para evitar qualquer transtorno que possa ocorrer.

Se a sua viagem for em território nacional, verifique se o seu plano de saúde (caso possua) tem cobertura nacional, caso contrário, também é recomendado que se contrate um seguro para o período de viagem.

 

Hospedagem e transfer

Faça sempre suas reservas com antecedência se não quiser ter surpresas. Pesquise a avaliação do local em sites como Tripadvisor, veja os comentários de quem já foi, verifique a localização e quais os meios disponíveis para você se deslocar a partir do aeroporto (se for o caso). Muitos hotéis oferecem o serviço de transfer ou então tem indicações a fazer. Outra alternativa é o aluguel de carros, caso você precise durante a sua viagem, pode reservar antes e já sair do aeroporto com o carro alugado. Consulte.

 

Roteiro da viagem

Faça o seu roteiro. Pesquise os locais que pretende visitar e as atividades que quer fazer. Não se esqueça de consultar os dias em que algumas atrações ficam fechadas, por exemplo, alguns museus não funcionam de segunda-feira, ou possuem algum dia em que a entrada é gratuita. Fizemos um post especial sobre como fazer seu roteiro personalizado, olha lá: Por que fazer um roteiro de viagem personalizado?

No seu roteiro, você já pode programar também onde comer, para isso siga a mesma recomendação quanto à hospedagem, pesquise na internet a reputação do local e os comentários de quem já foi.

Precisa de ajuda com seu roteiro? Fale conosco!

 

Fazendo as malas

Se a sua viagem é internacional e possui uma cultura muito diferente da sua, pesquise quais os trajes recomendados, muitas vezes isso é apenas uma questão de respeito, e outras é uma obrigatoriedade. Leve roupas e calçados de acordo com as atividades que realizará, se for muito aventura leve roupas confortáveis, lembre-se e sempre levar um tênis confortável, ele pode ser seu grande parceiro de viagem. E claro, roupas de acordo com o clima do destino, pesquise a temperatura local no período da viagem. Fizemos um post especial sobre como fazer as malas para destinos de neve, olha lá: Próximo destino: neve! O que levar na mala?

Além de roupas e calçados, você com certeza terá uma necessaire com seus produtos preferidos. No entanto, lembre-se, em viagens aéreas existem restrições quanto ao transporte de líquidos. Verifique as regras da companhia aérea.

Não esqueça da sua câmera fotográfica ou o indispensável celular para registrar suas próximas memórias!

Enfim…

Programe-se! Com uma viagem bem programada você diminui a chance de ter surpresas e poderá desfrutar de momentos inesquecíveis!

Gostou? Compartilhe nas Mídias Sociais

Você também pode gostar: