Você deve estar se perguntando: “Por que estamos falando sobre rali num blog de viagens?” Simples! Porque viajamos para chegar até cada uma das provas de rali…rs… Além disso o evento torna-se uma atração de lazer para a população local também.

Vamos começar do início… Você sabe o que é rali e como ele acontece no Brasil?

Existem alguns tipos de rali, vamos falar do Rally Cross Country e Baja. Os dois são atividades desportivas que têm como objetivo colocar em mérito a velocidade e resistência dos pilotos assim como a resistência das máquinas. O terreno da prova é composto por paisagens naturais geralmente não modificadas pelo organizador, com características variadas, pode ser em montanhas, planícies, rochas, dunas, rios, vias públicas asfaltadas e/ou de terra.

No Rally Baja para chegar ao fim de cada etapa, o piloto deve seguir as indicações sobre a rota feita através de placas sinalizadoras. A prova poderá ser dividida em etapas e adaptadas às dificuldades do traçado, de tal forma que a prova se desenrole de dia para todos os competidores. A distância máxima recomendada é de 500km por cada dia de prova. A organização das etapas poderá fornecer planilha ou mapas de orientação, tracklogs e way points de GPS para os deslocamentos caso haja necessidade de complementar a sinalização. Um Rally Baja é composto de trechos de deslocamento, trechos cronometrados chamados Provas Especiais e Controles Horários. A duração máxima é de 3 ( três ) dias de prova e o percurso máximo permitido é de 1500 km e o mínimo de 100km. Participam desta prova motos, quadriciclos e UTV’s.

     

No Rally Cross Country o percurso não é conhecido e tem no mínimo duas provas (conhecido como especiais). Tirando os deslocamentos e zonas de radar, cada especial de uma prova não pode ter menos de 100 Km e pode chegar até 300 Km. Os competidores só ficam sabendo o que podem encontrar durante o briefing (reunião dos organizadores com os competidores) que antecede o dia da prova. Cada navegador recebe a planilha (livro de bordo) produzido pelo diretor de prova, que durante o briefing detalha os obstáculos do trecho, junto aos comissários e organizadores. Também é comum neste momento a alimentação dos navegadores GPS com o tracking (trajeto) da prova com os profissionais da cronometragem. Normalmente pela manhã, munidos de planilha e trajeto no GPS, os competidores partem em deslocamento para a largada no trecho cronometrado. Participam desta prova os veículos com piloto e navegador, como os carros e também UTV’s e motos com equipamento de navegação.

     

Devido as extensões das especiais, as largadas costumam ser mais distantes dos centros das cidades, disputados principalmente em territórios de grandes fazendas e passando por outros municípios. Todo o trecho das especiais permanece fechado para circulação de pessoas e veículos durante o período da prova.

     

O parque de apoio, local onde estão centralizadas as equipes de apoio e secretaria da prova, normalmente é mais próximo à cidade e fica aberta a visitação pública. Assim, além da população local e visitantes poderem assistir à prova em alguns trechos da especial, eles podem também visitar o parque de apoio e ter esse contato mais direto com os competidores e toda equipe técnica, além de ver de perto os veículos que participam da prova.

Para participar do campeonato brasileiro, o competidor deverá ser inscrito nas federações filiadas à CBM e CBA e ter licença esportiva emitida pelas confederações. O campeonato brasileiro de Rally Cross Country e Baja tem seu calendário definido anualmente com todas as provas programadas. Entre as principais provas do ano estão a etapa “Rally Minas Brasil” realizada no mês de março, prova de abertura do ano, a etapa “Rally RN 1500” que acontece em abril e a etapa “Rally dos Sertões” que acontece em agosto e é a mais popular de todas as etapas passando por diversos estados no interior do Brasil.

Nós acompanhamos a equipe da Rallymakers em suas últimas 3 edições do “Rally Minas Brasil” e vamos trazer um pouco do que foi conhecer as cidades de Conceição do Mato Dentro-MG (2018) e Patos de Minas-MG (2019-2020). Conhecemos cachoeiras, rios, vilarejos remotos, comemos muito queijo e doce de leite. Eita trem bão, uai!

Enfim…

Acompanhar o rali brasileiro nos proporciona além da proximidade deste esporte de aventura com máquinas iradas, conhecer também lugares do nosso país com uma natureza ímpar e culturas diferentes.

Fique ligado!!

 

(Fonte de pesquisa: sites da CBM e Rallybr)

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