Na próxima semana completaremos, no Brasil, dois meses de quarentena e estamos nos habituando ao distanciamento social e as novas formas de viver. Cuidados com a higiene, usar máscaras, trabalhar e estudar em casa, fazer compras pela internet, assistir “lives” de todos os tipos… são alguns exemplos de coisas que passaram a fazer parte da nossa rotina.

Uma vez que não podemos mais sair de casa para encontrar pessoas, passear, ir ao cinema, museus, teatro, estádios, nem mesmo à pracinha do lado de casa, a alternativa para nosso entretenimento tem sido cada vez maior pelos programas virtuais e isso inclui assistir “lives” dos artistas que gostamos, acompanhar as programações especiais de museus e alguns portais de cultura, assistir um espetáculo do “Cirque du Soleil” entre muitos outros.

Ainda que em casa possam existir outras formas de se entreter, como videogames, jogos de tabuleiro, cozinhar, praticar atividades físicas, é inegável a importância das artes (e aqui falamos de todos os tipos de artes: visuais, música, cinema etc). A arte ultrapassa a função de apenas entreter, ela mostra sua importância na vida de cada indivíduo ao trazer equilíbrio, sanidade mental, reflexão… Tenho ouvido muitas pessoas afirmando que neste momento de pandemia tornou-se mais evidente a importância da arte em geral e concordo plenamente.

O que aconteceu nos últimos dias, e é incrível ver como essa mudança foi rápida, é que todos estão se adaptando a nossa nova realidade para oferecer seu conteúdo ao público; músicos fazendo “lives” cada vez com mais qualidade (e aqui não trato do gosto musical, mas da forma de se apresentar e estar mais próximo de seus fãs), museus trazendo além dos passeios virtuais (ver nosso post: Como viajar sem sair de casa?) uma programação especial para acompanhar em seus canais (sites, youtube, facebook, instagram).

Um exemplo de instituição que tem feito essa adaptação de conteúdo é o MIS – Museu da Imagem e do Som. Quem é de São Paulo já deve conhecer e se não conhece programe-se para pós quarentena. No meu ponto de vista é um dos museus mais completos de São Paulo que possuí um acervo rico e sempre tem exposições de muito valor cultural seja nas artes visuais, na música, no cinema, na fotografia etc.

O MIS, através da campanha #MISemCASA, traz ao público novidades de conteúdo digital disponibilizado em seu site e outros canais. Essa ação do museu acontece em parceria com o #culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Semanalmente o MIS divulga a programação diária do seu canal no Youtube. Além disso, possui três exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture, são elas: “Cinema paulista nos anos 1970”, “Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970”, “A mulher na Revolução de 32”. É interessante visitar o site do MIS para ver a programação e parte do seu acervo que está disponível online. (https://www.mis-sp.org.br/).

Enfim…

A arte está cada vez mais presente em nossas vidas e existe muito conteúdo digital para desfrutarmos!

Alguns portais tem divulgado esse tipo de programação, entre eles tem o guiadasemana.com.br e saopauloparacriancas.com.br. Nós também estamos de olho nessas publicações e compartilhamos com vocês.

Estamos usando nossas redes sociais para fazer chegar até vocês tudo aquilo que achamos interessante e que possa ser uma boa opção para nos entretermos enquanto continuamos em quarentena. Siga nossas redes sociais (facebook e instagram) e acompanhe as dicas.

E não se esqueçam de lavar as mãos e usar máscara. E se puder, fiquem em casa.

Gostou? Compartilhe nas Mídias Sociais

Você também pode gostar: