Em tempos difíceis que estamos vivendo, o isolamento é a melhor saída para superarmos essa pandemia. Enquanto ainda não temos cura ou vacina para o “Corona vírus”, diminuir o contato pessoal e impedir que o vírus se alastre de forma avassaladora é uma questão de responsabilidade social.
Você já deve ter recebido nos últimos dias, nos grupos de WhatsApp, Facebook e outras redes sociais, uma infinidade de dicas sobre o que fazer em casa neste período de isolamento. Piadinhas a parte, existem diversas atividades para todos os tipos de pessoas.
Tem aquele que faz da leitura uma grande viagem, sendo assim existem diversos livros online para explorar se você já tiver devorado toda sua biblioteca física.
Tem o que gosta de ver séries e filmes, então vai poder se esbaldar, porque além de todas as opções nos sites de streaming, algumas operadoras de TV por assinatura abriram canais que talvez no seu plano não estava disponível, aumentando as opções para escolher o que assistir.
Se você é do tipo que adora fazer cursos online, agora tem mais tempo e mais cursos disponíveis.
Se tem crianças em casa, existem várias dicas sobre como entretê-las de forma saudável e segura, além de alguns vídeos online de contação de história, que pode substituir aquela visitinha de sábado no SESC.
Mas se ainda assim para você, ficar confinado em casa pode parecer uma tortura já que ama passear, viajar, conhecer novos lugares. Fique tranquilo! É só uma fase! Enquanto isso podemos explorar o mundo sem sair de casa.
Você sabia que é possível fazermos tours virtuais em museus de todo o mundo? O site Guia da Semana publicou uma lista de museus que disponibilizam o tour virtual: https://www.guiadasemana.com.br/turismo/galeria/museus-para-conhecer-online
Claro! Fui dar uma conferida e fiz mais do que isso… explorei o site e fiquei surpresa por não conhecer antes esta ferramenta do Google… é o site Google Arts and Culture. Nele além dos acessos aos tours virtuais em museus, você pode visitar os principais pontos turísticos espalhados pelo mundo. Achei muito interessante!
Desde que o Google Earth e o Google Street tornaram-se disponíveis para nós, faço viagens virtuais com frequência, mas neste outro site “Arts and Culture” essa viagem tornou-se muito mais completa. Há um acervo que explica sobre os locais, tem informações importantes sobre horários de funcionamento e endereço, e sempre que tem o ícone do “’homenzinho” significa que você pode navegar no espaço como no Google Street… sendo assim, em questão de segundos você sai da França, passa pela Índia e volta pro Brasil… tem muita coisa mesmo.
Como amamos mapas, vou deixar aqui o link para você acessar direto o mapa interativo, onde você escolhe para onde vai e o que vai visitar: https://artsandculture.google.com/partner?tab=map
Enfim…
Fazer um tour virtual sem sombra de dúvidas não é a mesma experiência de você estar lá pessoalmente, mas diante da situação que estamos atravessando, é uma alternativa para nos sentirmos livre dentro de quatro paredes. Achei essa experiência super válida para o momento e com certeza será uma grande ferramenta para programarmos nossas próximas viagens quando essa pandemia acabar.
Basta ter acesso a internet, seja pelo computador, celular ou tablet que a viagem é gratuita. Vamos comigo!?